A dimensão do termo
literatura encerra em si muitas dimensões, podendo significar um conjunto de
escritos de um autor, de uma época, de um estilo, de um tema, de um país…
A forma moderna do
conceito de literatura surgiu no século XVIII, continuando a sua evolução até
ao século XIX. Hoje, denominamos como literatura todas as obras escritas em
todos os períodos históricos. Anteriormente ao século XVIII, literatura
significava simplesmente texto escrito. Após essa época o conceito de
literatura deixa de ter somente um aspeto quantitativo e passa a ter também um
aspeto qualitativo, ou seja, deixa de referir-se apenas à gramática, à arte de
ler e escrever, à instrução e à erudição.
Após o século XVIII,
a literatura é entendida como arte, como uma representação do real, ou, também,
uma transfiguração do real, criada pelo escritor, através da qual transmite aos
leitores a sua visão e o seu sentido estético. Deixa aqui de ter a maior importância
a forma para se dar a primazia ao conteúdo. Desta forma, a literatura assume-se
como forma de intervenção no mundo, deixando apenas de o descrever. A visão da
realidade de um escritor é criada por ele próprio não podendo se mensurável de
forma científica, diferindo entre diferentes escritores.
Por alturas do século
XVIII, a literatura e o estudo da literatura ganham uma dimensão diferente da
que tinham tido até aí. Uma obra literária deixa de ser avaliada apenas pela
sua gramática e pela sua poética, passando a ser também avaliada pelos seus
conteúdos mais subjetivos, pela imagem da realidade que transmite, pela visão
do seu autor.
Esta mudança não é
alheia ao Iluminismo, sendo a razão desta transformação no conceito de
literatura. Este movimento gerou uma vasta mudança na vida política, social e
cultural na Europa. As transformações foram imensas, revelando-se também na
literatura, tornando-a, como já referido mais interventiva e crítica do mundo.
Nesta fase
generaliza-se também o ensino e a escrita, tornando os livros acessíveis a um
maior número de pessoas. De igual modo gera-se a participação de um maior
número de pessoas nos processos de tomada de decisões, ou, pelo menos, essas
decisões são avaliadas de forma critica. Desta forma a visão da literatura
altera-se, estando nesta fase os autores mais participativos e empenhados em
transmitir a sua visão do mundo, tentando também modelá-lo.
A literatura ganha
nesta fase diversas vidas uma vez que a visão que o autor pretende e pensa
transmitir pode não ser a percecionada pelo leitor. Se o autor recria a
realidade o leitor pode, também, a partir das palavras do autor, recriar uma
outra realidade diferente da primeira. Do mesmo modo, uma obra literária pode
assumir realidades diferentes ao longo do tempo, independentemente do autor e
do tempo em que nasceu.
Assim, não bastará ao autor dominar a arte da escrita, deve igualmente
ter uma forma sua de ver o mundo e vontade de comunicar. Desta forma a
literatura é uma forma de arte, uma representação estética do mundo.
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