sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Conceito de Literatura

A dimensão do termo literatura encerra em si muitas dimensões, podendo significar um conjunto de escritos de um autor, de uma época, de um estilo, de um tema, de um país…         
A forma moderna do conceito de literatura surgiu no século XVIII, continuando a sua evolução até ao século XIX. Hoje, denominamos como literatura todas as obras escritas em todos os períodos históricos. Anteriormente ao século XVIII, literatura significava simplesmente texto escrito. Após essa época o conceito de literatura deixa de ter somente um aspeto quantitativo e passa a ter também um aspeto qualitativo, ou seja, deixa de referir-se apenas à gramática, à arte de ler e escrever, à instrução e à erudição.
Após o século XVIII, a literatura é entendida como arte, como uma representação do real, ou, também, uma transfiguração do real, criada pelo escritor, através da qual transmite aos leitores a sua visão e o seu sentido estético. Deixa aqui de ter a maior importância a forma para se dar a primazia ao conteúdo. Desta forma, a literatura assume-se como forma de intervenção no mundo, deixando apenas de o descrever. A visão da realidade de um escritor é criada por ele próprio não podendo se mensurável de forma científica, diferindo entre diferentes escritores.
Por alturas do século XVIII, a literatura e o estudo da literatura ganham uma dimensão diferente da que tinham tido até aí. Uma obra literária deixa de ser avaliada apenas pela sua gramática e pela sua poética, passando a ser também avaliada pelos seus conteúdos mais subjetivos, pela imagem da realidade que transmite, pela visão do seu autor.
Esta mudança não é alheia ao Iluminismo, sendo a razão desta transformação no conceito de literatura. Este movimento gerou uma vasta mudança na vida política, social e cultural na Europa. As transformações foram imensas, revelando-se também na literatura, tornando-a, como já referido mais interventiva e crítica do mundo.
Nesta fase generaliza-se também o ensino e a escrita, tornando os livros acessíveis a um maior número de pessoas. De igual modo gera-se a participação de um maior número de pessoas nos processos de tomada de decisões, ou, pelo menos, essas decisões são avaliadas de forma critica. Desta forma a visão da literatura altera-se, estando nesta fase os autores mais participativos e empenhados em transmitir a sua visão do mundo, tentando também modelá-lo.
A literatura ganha nesta fase diversas vidas uma vez que a visão que o autor pretende e pensa transmitir pode não ser a percecionada pelo leitor. Se o autor recria a realidade o leitor pode, também, a partir das palavras do autor, recriar uma outra realidade diferente da primeira. Do mesmo modo, uma obra literária pode assumir realidades diferentes ao longo do tempo, independentemente do autor e do tempo em que nasceu.

Assim, não bastará ao autor dominar a arte da escrita, deve igualmente ter uma forma sua de ver o mundo e vontade de comunicar. Desta forma a literatura é uma forma de arte, uma representação estética do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário